tag:blogger.com,1999:blog-3735601674427948667.post1162132487221497951..comments2022-11-09T05:41:49.687-03:00Comments on Estephanni Miranda: Estephanni Mirandahttp://www.blogger.com/profile/16672483973070317142noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-3735601674427948667.post-88235948537865941112012-05-02T18:47:28.162-03:002012-05-02T18:47:28.162-03:00Vamos participar do Colóquio! E inscrevam do mini-...Vamos participar do Colóquio! E inscrevam do mini-curso que vou ministrar:<br /><br />Mc 11 - Um exercício: A Construção de um pensamento Sócio-Antropológico aplicado ao cotidiano da Moda |<br /><br /> http://coloquiomoda.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=341&Itemid=238|<br /><br /> <br /><br />Ministrante: Mi Medrado - pesquisadora no programa de Ph.d da Universidade da Califórnia - Los Angeles.<br /><br />Carga horária: 6 horas<br /><br />Público-alvo: Profissionais e pesquisadores de moda nos campos da Administração, Artes Plásticas, Arquitetura, Comunicação, Design, Figurino, Marketing e áreas afins.<br /><br />Objetivo: A proposta deste mini-curso consiste em trazer para o campo da moda - o pensamento Sócio- Antropólogico. Ressaltando sua importância na vida social e na construção e definição dos componentes culturais, tais como o vestuário e a moda. As ciências sociais quando pensam em moda, sua preocupação consiste em analisá-la como fenômeno social verificando seu desdobramento e circulação por meio da identidade sócio-cultural dos vários grupos sociais presentes em determinado tempo e lugar.<br /><br />Ao falarmos de Moda, nos referimos à peças que os indivíduos portam sobre seu corpo, refletindo em símbolos e representações. Imprimindo expressões de um valor social construído do grupo pelo qual participa, valor este arquitetado na produção cultural e política que organiza estes corpos. Sem esquecer, que a moda ocupa um lugar central em nossas vidas porque nos permite definir nossa identidade social<br /><br />Metodologia: Trabalho em grupo, em formato workshop para ser exposto a realidade vivenciada no cotidiano desses profissionais/pesquisadores no campo da moda.<br /><br />Bibliografia<br /><br />CRANE, Diane (2000). Moda e as suas agendas sociais: classe, gênero e identidade na roupa. University of Chicago Press.<br /><br />FREYRE, Gilberto. Modos de homem & Modos de mulher. 2. ed. São Paulo: Global, 2009.<br /><br />GODART, Fréderic. Sociologia da Moda. São Paulo: Senac, 2010.<br /><br />CARVALHO, Flávio de. A Moda e o Novo Homem. 2. ed. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2010.<br /><br />LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um conceito Antropológico. 12. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1999.<br /><br />LAVER, James. A roupa e a Moda: Uma história concisa. São Paulo: Companhia Das Letras, 2010.<br /><br />MAUSS, Marcel. As Técnicas do Corpo. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2005.<br /><br />MARTINS, Carlos B. O que é Sociologia. 12. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. (Coleção Primeiros Passos).<br /><br />ORTIZ, Renato. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, Renato. A Sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho Dágua, 2005.<br /><br />BRAGA, João. História da Moda no Brasil: Das influências às auto referência. São Paulo: Disal, 2011.<br /><br />SIMMEL, Georg. Filosofia da Moda: E outros escritos. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2008.<br /><br />SOUZA, Gilda de Mello e. O Espiríto das Roupas: A Moda no Século Dezenove. 6. ed. São Paulo: Companhia Das Letras, 2009.Mi Medradohttps://www.blogger.com/profile/13362866240855389748noreply@blogger.com