Instagram

Instagram

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Você conhece a Mar Brasil?


Em Janeiro estive na Associação Mar Brasil conhecendo um pouco mais do trabalho que eles realizam no nosso litoral. Para quem ainda não conhece, a Associação MarBrasil é uma Organização Não-Governamental sem fins lucrativos, fundada em 2004 por profissionais de competência científica, técnica e administrativa diversificada. Cidadãos que vêem a necessidade de unir esforços com a iniciativa privada e órgãos do governo de forma organizada, na busca de soluções para harmonizar o desenvolvimento do litoral paranaense e brasileiro.





Diversos fatos contribuíram para o estabelecimento da MarBrasil. Desde o ano de 1997 membros da Universidade Federal do Paraná desenvolveram projetos visando a busca de uma alternativa para os conflitos de uso do espaço marítimo entre as várias atividades que dependem deste meio, como a pesca artesanal, industrial, esportiva, além do turismo subaquático.






A implantação de recifes artificiais e unidades anti-arrasto no litoral paranaense, serviu como uma ferramenta de apoio ao ordenamento do espaço marinho. Assentamentos experimentais destas estruturas, incluindo o afundamento das balsas DIANKA e ESPERA-7, ganharam grande repercussão na mídia e tiveram resultados positivos junto aos pescadores paranaenses.


Além do sucesso destas iniciativas, um fator crucial para a criação da Associação com o contato com integrantes da Fundação AVINA, uma instituição que incentiva a construção de laços de confiança e parcerias frutíferas entre líderes sociais e empresariais em toda a América Latina. Com o apoio da AVINA, a MarBrasil pode se tornar realidade e desde então ela gera projetos que fomentam o desenvolvimento socioeconômico, o aumento da qualidade de vida e a conservação do ambiente costeiro.




A Associação MarBrasil também desenvolve projetos específicos com resgate da cultura imaterial do litoral, complementação à educação formal e sensibilização e educação ambiental, buscando sempre a conservação e o manejo sustentado dos recursos marinhos ao longo da costa brasileira.

E no último dia 04, a Associação MarBrasil, em parceria com a UFPR Litoral, mobilizou aproximadamente 120 pessoas nas praias de Matinhos, com o objetivo de sensibilizar veranistas e turistas com relação aos riscos que o ecossistema manguezal está correndo com as alterações propostas no Código Florestal, e em março, um grupo de 50 pessoas estarão em Brasília, acompanhando de perto a votação na Câmara dos Deputados, e mais uma vez, pedindo a Presidente Dilma que ouça a opinião pública e principalmente a ciência e a academia brasileira, a qual por diversas vezes mostrou a importância e os benefícios que nos promove o meio ambiente preservado.












2 comentários:

  1. Oi tudo bem?

    Queria entrar em contato com você mas não achei seu email. Tenho uma proposta de colaboração que eu acho que você vai gostar :) Me contate para mais detalhes: fernanda@shoes4you.com.br
    Um beijo
    Fer

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia...

    beijoca!

    modacustom.blogspot.com

    ResponderExcluir