quarta-feira, 2 de maio de 2012
O Colóquio de Moda é o maior congresso científico de moda no Brasil e se apresenta como espaço de intercâmbio acadêmico entre estudantes e pesquisadores de vários Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação.
Proporciona o encontro entre pesquisadores, acadêmicos, profissionais de Moda e áreas de aderência como: Psicologia, Sociologia, Marketing, Jornalismo, Administração, Artes Plásticas, Design e História e promove a reflexão, o questionamento, a integração e relações entre as várias formas de abordagem da Moda.
Aberto a acadêmicos (pesquisadores, professores e alunos) e profissionais de Moda, bem como da área do Design, Artes Plásticas, Arquitetura, Comunicação, História, Figurino, Psicologia, Sociologia, Antropologia, Marketing, Jornalismo, Administração e áreas afins.
8º Colóquio de Moda - 17 a 20 de setembro de 2012 - Rio de Janeiro
SENAI/CETIQT - Rua Magalhães Castro, 174 - Riachuelo
Rio de Janeiro - RJ
CEP - 20961-020
TEL. - (21) 2582-1058 - AIEP - Assessoria de Inovação, Estudos e Pesquisas
Faça sua inscrição agora mesmo clicando aqui
Quem é Estephanni Miranda?
Curitibana, apaixonada pelo universo da moda, em especial a consultoria de imagem. Há anos vivencio esse universo, porém iniciei minha vida acadêmica no curso de Direito. Após a maternidade, descobri o que desde a infância falava mais alto, minha vocação para moda.
Vejo a Consultoria de Imagem, como uma profissão que ajuda a melhoria da autoestima, independente do nível social que o individuo se apresente. Com isso, busquei me aprofundar nos estudos dessa área, e hoje sou formada em Consultoria de Imagem e estou finalizando minha graduação em gestão de Pessoas.
Desde 2011, tenho ativo meu blog, onde além de notícias do fashion world, compartilho com os leitores também ações voluntárias que já participei, matérias sobre cidadania e sustentabilidade, www.estephannimiranda.blogspot.com .
Procuro manter um network expansivo e ativo no setor da moda, para assim possibilitar novas parcerias para crescimento profissional e intelectual.
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Vamos participar do Colóquio! E inscrevam do mini-curso que vou ministrar:
ResponderExcluirMc 11 - Um exercício: A Construção de um pensamento Sócio-Antropológico aplicado ao cotidiano da Moda |
http://coloquiomoda.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=341&Itemid=238|
Ministrante: Mi Medrado - pesquisadora no programa de Ph.d da Universidade da Califórnia - Los Angeles.
Carga horária: 6 horas
Público-alvo: Profissionais e pesquisadores de moda nos campos da Administração, Artes Plásticas, Arquitetura, Comunicação, Design, Figurino, Marketing e áreas afins.
Objetivo: A proposta deste mini-curso consiste em trazer para o campo da moda - o pensamento Sócio- Antropólogico. Ressaltando sua importância na vida social e na construção e definição dos componentes culturais, tais como o vestuário e a moda. As ciências sociais quando pensam em moda, sua preocupação consiste em analisá-la como fenômeno social verificando seu desdobramento e circulação por meio da identidade sócio-cultural dos vários grupos sociais presentes em determinado tempo e lugar.
Ao falarmos de Moda, nos referimos à peças que os indivíduos portam sobre seu corpo, refletindo em símbolos e representações. Imprimindo expressões de um valor social construído do grupo pelo qual participa, valor este arquitetado na produção cultural e política que organiza estes corpos. Sem esquecer, que a moda ocupa um lugar central em nossas vidas porque nos permite definir nossa identidade social
Metodologia: Trabalho em grupo, em formato workshop para ser exposto a realidade vivenciada no cotidiano desses profissionais/pesquisadores no campo da moda.
Bibliografia
CRANE, Diane (2000). Moda e as suas agendas sociais: classe, gênero e identidade na roupa. University of Chicago Press.
FREYRE, Gilberto. Modos de homem & Modos de mulher. 2. ed. São Paulo: Global, 2009.
GODART, Fréderic. Sociologia da Moda. São Paulo: Senac, 2010.
CARVALHO, Flávio de. A Moda e o Novo Homem. 2. ed. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2010.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um conceito Antropológico. 12. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1999.
LAVER, James. A roupa e a Moda: Uma história concisa. São Paulo: Companhia Das Letras, 2010.
MAUSS, Marcel. As Técnicas do Corpo. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
MARTINS, Carlos B. O que é Sociologia. 12. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. (Coleção Primeiros Passos).
ORTIZ, Renato. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, Renato. A Sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho Dágua, 2005.
BRAGA, João. História da Moda no Brasil: Das influências às auto referência. São Paulo: Disal, 2011.
SIMMEL, Georg. Filosofia da Moda: E outros escritos. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2008.
SOUZA, Gilda de Mello e. O Espiríto das Roupas: A Moda no Século Dezenove. 6. ed. São Paulo: Companhia Das Letras, 2009.