Reduzir as taxas de mortalidade infantil e materna, e deter os casos de aids. Esses são os principais obstáculos para que o Paraná atinja integralmente as metas propostas há 11 anos nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), acordo intermediado pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre 191 países. Segundo levantamento recente divulgado pelo Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), 93 cidades não irão conseguir reverter até 2015 – ano limite para o cumprimento das metas – a propagação do vírus HIV no estado. Já outros 69 e 49 municípios dificilmente alcançarão os objetivos de reduzir em dois terços o índice de mortalidade materna e em três quartos o índice de mortalidade infantil, respectivamente.
No país, a mobilização para atingir os objetivos ocorre principalmente por meio dos movimentos “Nós Podemos”, espalhados pelos estados com o objetivo de desenvolver ações em parcerias entre poder público, iniciativa privada e organizações não-governamentais.
Para um dos articuladores do movimento no Paraná, João Frederico Souza, os obstáculos são maiores na área da saúde justamente pelas limitações do atendimento público não só no estado, mas em todo o Brasil.
“Primeiro de tudo, é preciso oferecer uma boa qualidade de serviço. Conseguimos, com o movimento, o apoio de empresas e entidades, mas as pessoas que não têm condição de serem atendidas no setor privado não conseguem, em parte, alcançar tratamento eficaz pelo município ou estado".
Mapas:
AÇÕES:
Fonte::
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1148919&tit=Saude-emperra-avanco-dos-Objetivos-do-Milenio-no-PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário